Como um site lento pode influenciar nas suas vendas

Cronômetro

O tempo de carregamento de um website tem se mostrado como um fator crucial para se medir a performance de um website. Com a avalanche de informações da internet, o nível de paciência dos visitantes tem decaído continuamente. Nota-se que os usuários da internet pedem constantemente pelo carregamento mais rápido dos sites.

De acordo com estudos, um longo tempo de carregamento de páginas tem sido um grande problema relatado pelos usuários da internet. Outros levantamentos também indicam que de longe o maior problema citado em relação ao uso da internet é o fato de que se leva muito tempo para carregar um site (69% dos entrevistados citaram este problema).

Para sites e-commerce, o tempo de carregamento de páginas é ainda mais crucial do que para outros sites. Tem-se constatado que a demora de microssegundos pode potencialmente causar perdas significantes em receitas. Testes com a Amazon revelaram resultados similares: em cada 100 microssegundos adicionais no tempo de carregamento da Amazon.com, as vendas caíam 1%. O Google descobriu que a mudança entre carregar uma página de 10 resultados em 0.4ms para o carregamento de uma página de 30 resultados em 0.9ms diminuía os acessos e sua receita em 20%.

Neste estudo, calculamos o número de perdas de usuários por cada segundo que uma página leva para ser carregada, expondo esses resultados em uma curva entre a porcentagem de visitantes e o tempo levado para carregar o site.

Níveis de Paciência do Usuário

O nível de paciência dos usuários tem constantemente caído com o passar dos anos. Uma pesquisa da Zona constatou que um terço das pessoas que acessam seu site é perdido, se seu site demorar mais do que 4 segundos para carregar, levando em conta que esses usuários tem banda larga. Usuários de banda larga são mais impacientes que usuários de rede comum.

O tempo de carregamento de páginas otimizadas reduziu de 8 para 4 segundos. O tempo de espera tolerável caiu para apenas 2 segundos. Isso tem um significado muito importante para todos os sites, especialmente os sites de e-commerce, para que tenham uma resposta rápida em tempos em que a impaciência e as conexões de banda larga são regra.

Efeitos do Carregamento Lento de Páginas

Os efeitos do carregamento lendo de páginas web não afeta apenas suas vendas, mas tem efeitos negativos maiores do que pode parecer. 40% das pessoas que acessam sites de compra consideram que o fator mais considerável para que eles revisitem um site é se o site carrega rapidamente. Páginas de website mais rápidas irão também aumentar a conversão de vendas. Consequentemente, o rápido carregamento de páginas web tem um impacto em vendas de longo prazo maior do que percebido.

Modelo de Pesquisa e Metodologia

Para a elaboração do gráfico deste estudo, as seguintes premissas são feitas:

  • A perda do número de visitantes de um site segue a queda de primeira ordem entre 4.001 segundos e 30 segundos. Imediatamente após 4 segundos há uma perda de um terço do número de visitantes, baseado no último estudo feito pela Akamai;
  • O tempo ótimo de carregamento de página é de 4 segundos e antes desse tempo não há perda no número de visitantes;
  • O servidor permanece ativo por até 30 segundos;
  • Uma vez que se trata de uma curva exponencial negativa, ela nunca pode chegar a zero. Por isso consideramos que um site perde 99.99% de seus usuários ao invés de 100% quando o tempo estoura e chega a 30 segundos.

Perda de Visitantes por Tempo de Carregamento de Página

Perda de Visitantes x Tempo de Carregamento de Página

Perda Potencial de Receitas

Se você tem um site e-commerce, esse tipo de perda de visitantes pode ser atribuída diretamente para uma perda em vendas. Agora você pode calcular sua perda potencial de receitas. Aqui está um exemplo:

  • Seu website leva 8 segundos para carregar;
  • Sua média de preço de venda é de R$ 200,00;
  • Sua média de taxa de conversão de vendas é de 2%;
  • Você tem uma média de 1000 visitantes por mês;

Baseado no gráfico acima, um tempo de carregamento de 8 segundos (4 segundos acima do tempo ótimo de carregamento que é 4 segundos) poderia resultar em uma perda de 75.75% de visitantes, o que significa que você pode estar perdendo um adicional de 320 visitantes por conta do carregamento lento do site.

Então, com os seus 2% de taxa de conversão de vendas, isso significa que esses 320 visitantes poderiam resultar em 6 compras efetivadas por dia, com uma média de 200 reais por compra, você estaria perdendo R$ 1.200,00 por dia, ou R$ 36.000,00 por mês. São impressionantes R$ 432.000,00 por ano. Você pode realmente se permitir a ignorar a performance do seu website? Muitos não podem, e é por isso que a escolha de um provedor e desenvolver de sites respeitável e confiável para o seu site é uma decisão crítica.

Nota: esta análise leva em conta algumas suposições, descartando detalhes como velocidade de internet, uso de browser e comportamento geral de usuários.