O que é Wordpress?

O Wordpress é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo utilizado, principalmente, para criar e manter sites e blogs. Atualmente, é o Sistema de Gerenciamento mais utilizado e em 2016 atingiu 20,5 milhões de sites ativos. Por ser tão popular o Wordpress se torna mais confiável para manter o seu site.

Razões para usar o Wordpress

Versátil

Independente do tipo de site que você quer, com o Wordpress é possível fazer de quase tudo. Sites comerciais, sites pessoais, lojas online, portais de notícias, portfólios e até aplicativos móveis podem ser criados com o sistema.

Seguro

Sendo o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo mais popular do mundo, o Wordpress já passou por muitos ataques de hackers, que só o tornaram mais forte. Seus protocolos de segurança estão cada vez mais resistentes e suas atualizações constantes apenas tornam o sistema mais seguro.

Fácil de Usar

O Wordpress oferece ao usuário uma interface extremamente inovadora e a criação de conteúdo é tão fácil quanto usar um editor de texto. A plataforma é criada para que sua única preocupação seja criar conteúdo e escrever.

A facilidade que os usuários encontram na hora de escrever, editar, criar galerias, publicar, editar menus, inserir tags é um dos diferenciais da plataforma, qualquer pessoa, mesmo os que não possuem conhecimentos de programação, podem trabalhar com o WordPress.

Com interface simples e intuitivo, basta um curto período de exploração do usuário, para que comece a utilizar a plataforma com facilidade.

Multimídia

Um dos fatores que tornam o Wordpress um excelente Sistema de Gerenciamento de Conteúdo é o fator multimídia. A plataforma possui gerenciamento integrado de arquivos de mídia e funcionalidades de incorporação automática para dezenas de provedores para fazer uso de conteúdo de terceiros.

É possível a inserção direta de imagens, incorporar vídeos de plataformas como o youtube, entre outras funcionalidades. Trabalhar com imagens na plataforma é extremamente fácil até mesmo para que nunca utilizou.

Colaborativo

Considerando que a produção de conteúdos para um site de uma empresa quase nunca depende de uma única pessoa o WordPress permite a integração de vários membros e todos podem trabalhar juntos na produção, edição e publicação de conteúdos. A plataforma possui diferentes níveis de acesso:

  • Administrador – quem pode mudar tudo aquilo que desejar no site: posts do blog, imagens da homepage, campos, entre outros;
  • Editor – quem pode publicar e gerir os seus artigos e os artigos colocado por outras pessoas;
  • Autor – quem só pode publicar e gerir os seus próprios posts;
  • Contribuidor – quem pode escrever o seu próprio post, fazer pré visualização, mas não tem a autorização para o publicar;
  • Subscritor – quem tem um perfil que ele próprio pode editar, mas que não pode fazer qualquer mudança no website ou blog.