O que é SSL e como ele afeta a sua segurança na Internet

O SSL pode ser desconhecido pela maioria das pessoas que usam computador, mas ele está presente no dia a dia de todos que acessam a internet. Vários sites grandes e populares já utilizam SSL, mesmo que você não saiba. Olhe na barra de endereço do seu navegador e você vai notar um cadeado verde: Isso significa que esse site utiliza SSL e que todas as informações transmitidas entre você e ele estarão seguras.

O que é e por que é importante?

Para simplificar, o SSL (sigla para Secure Sockets Layer) é usada para transmitir informações em segurança pela internet entre seu computador e o servidor do site. Essas informações podem ser sua senha, informações pessoais, cartões de crédito e basicamente qualquer outra informação importante.

Com um certificado SSL, qualquer informação transmitida é encriptada com um código que só é acessível ao servidor de origem da mensagem. Isso deixa mais difícil o trabalho dos hackers de roubarem suas informações.

Devo usar?

Sim. A Code Farm oferece gratuitamente certificados SSL em todos os sites desenvolvidos, então só há vantagens em adotar o SSL.

As principais vantagens de se utilizar SSL no seu site são: segurança para seus usuários e clientes, principalmente se seu site requer informações sigilosas, como cartões de crédito para efetuar uma compra. Outra vantagem é que o Google dá prioridade para páginas seguras nos resultados das buscas, sendo assim o seu site terá um destaque maior.

Além disso, começando em 2017, o Google Chrome e o Mozilla Firefox vão marcar qualquer site sem SSL como “Não seguro”, o que pode ser um grande problema para seus usuários, como descobriu a Oil and Gas International.

Comparação do SSL nas versões do Google Chrome
Antes e depois da mudança no Google Chrome.

E, sem dúvida, a principal vantagem de usar SSL no seu site é passar a sensação de segurança para seu usuário. Ao ter a confiança de que suas informações estarão seguras, o seu usuário terá mais disposição de utilizar seu site.