O que é SEO?

Atualmente, as empresas que investem em marketing digital tem como principal objetivo estar entre os primeiros sites que aparecem ao se realizar uma pesquisa nas ferramentas de busca como o Google. Para alcançar esse objetivo é preciso investir em um conjunto de técnicas para que seu site, e-commerce, blog ou portal se torne mais ‘amigável’ aos sites de busca. Estamos falando do Search Engine Optimization (SEO) ou Otimização para Ferramenta de Busca em português.

Qual a importância do SEO para sua empresa?

Um SEO bem aplicado gera diversos benefícios para o site da sua empresa. Alguns bem diretos, como aumento de acessos e conversões e outros indiretos como visibilidade da sua marca.

Visibilidade e Credibilidade

Estar no topo dos resultados das pesquisas é bom, mas não é somente isso que importa. Durante uma pesquisa, o seu potencial cliente pode procurar por vários termos diferentes. Isso significa que se seu site aparecer várias vezes, mesmo que não no topo, eventualmente o potencial cliente terá interesse em visualizar o seu conteúdo. Essa presença contínua nas pesquisas gera não somente uma visibilidade para sua empresa, como também credibilidade.

Aumento no número de visitantes

O aumento de visitantes no seu site é, provavelmente, o maior benefício do SEO. Estudos apontam que os 4 primeiros colocados no ranking de pesquisa do Google recebem, juntos, mais de 40% das visualizações dos usuários. Estar no topo significa um grande aumento na quantidade de potenciais clientes.

Informações relevantes sobre seus clientes

O Google, por meio do Analytics, disponibiliza acesso a diversos dados dos seus clientes. Você terá informações sobre o que eles procuram, como eles procuram, a região onde vivem, os dias e as horas em que são mais ativo entre outras informações que vão depender da aplicação. Ter um bom SEO significa mais informações relevantes para que você possa melhorar, cada vez mais, o seu conteúdo e atrair novas visualizações.

Como fazer um bom SEO

São diversos fatores que influenciam no SEO. Conteúdo, desenvolvimento e referências são as principais formas de se ter um bom SEO.

Desenvolvimento

As principais ferramentas de busca, como o Google, possuem certas diretrizes para os desenvolvedores se adequarem e terem um bom SEO. Uma página segura com HTTPS, responsiva, com navegação fácil e conteúdo bem estruturado são as melhores formas de se conseguir otimizar o seu site. É importante que o desenvolvedor do site esteja sempre atualizado com os guias do Google, Bing e Yahoo! para sempre manter seu site em conformidade com as normas.

Outra forma de se otimizar o posicionamento nas ferramentas de busca são com links de outros sites. Quando um site faz um link para o seu, isso representa um “voto de confiança”: quanto mais sites relevantes referenciarem o seu, maior a sua relevância também.

Conteúdo

A melhor forma de se ter um bom SEO é com bom conteúdo. Mais que um site bem desenvolvido e referenciado, um site com bom conteúdo para os usuários sempre será mais relevante nas pesquisas. Existem várias formas de se avaliar um bom conteúdo: Um texto bem organizado e conciso e bem compartilhado nas redes sociais são indicativos de qualidade.

Evitar conteúdo de baixa qualidade e técnicas obscuras também é essencial para um bom SEO. O foco principal do seu conteúdo deve ser sempre o usuário, e não ferramentas de buscas. Textos com várias palavras-chaves, de difícil leitura, copiado na íntegra de outros sites são péssimas práticas e tem impacto negativo no SEO.