Existem vários tipos de sites. Portais, blogs, e-commerces, sites institucionais, marketing e muitos outros. Mas nem todos eles são, necessariamente, úteis ou essenciais para a sua empresa. Cada site tem suas características, suas vantagens, seus ganhos e suas situações específicas. Os principais são:
Portais
Os portais são indicados para jornais, revistas ou empresas onde há uma grande necessidade de exibir muitas informações para os seus funcionários ou clientes, como ONGs e sites do Governo.
Exemplos de portais: G1, Radar Amazônico, Rádio Rio Mar.
As características de um portal são: atualização constante (várias vezes ao dia), extrema organização das informações, interação com o cliente (Facebook, Twitter, comentários).
Sites institucionais
Os sites institucionais são excelentes para pequenas empresas. Ele serve como um cartão de visita digital. Seus produtos, suas informações de contato, endereço e demais informações da sua empresa são facilmente encontrados num site institucional. Ele pode conter também notícias relacionadas aos seus produtos.
Exemplos de sites institucionais: Apple, Code Farm.
As características de um site institucinal são: informações fáceis (endereço, email, telefone, produtos e preços), poucas atualizações, pouca interatividade com o cliente.
E-Commerce
Os sites de e-commerce são focados na venda de produtos. O seu cliente acessa o site e tem à sua disposição todo o catálogo de itens da sua loja, que ele pode selecionar e comprar diretamente pelo site.
Exemplos de e-commerces: Livraria Saraiva, Bemol.
As características de um e-commerce são: vitrine de produtos, possibilidade de compra online, extrema interatividade com o cliente (assitência durante a compra, efetuação da venda, pós-venda).
Mas é importante lembrar que nada impede que um site possa misturar esses conceitos. Depende da área de atuação da sua empresa e dos objetivos que você quer alcançar com o seu site.